Transporte Universitário está de volta a Casimiro de Abreu; confira os critérios para a inscrição

0
2657
Lista final do Transporte Universitário foi divulgada nesta quarta-feira.

Interrompido em 2016 pelo ex-prefeito Antonio Marcos, o “Auxílio Transporte Universitário” será retomado no município de Casimiro de Abreu. As inscrições serão abertas nos dias 22 e 23 de fevereiro e o resultado final sairá no dia 6 de março, ao meio-dia.

Os interessados deverão comparecer à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, na sede, ou no Centro Administrativo Municipal Célio Sarzedas, em Barra de São João, munidos de:

– RG;
– CPF;
– Título de Eleitor (e comprovante de votação do último pleito);
– Comprovante de residência no município dos últimos seis meses;
– Comprovante de matrícula em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC;
– Comprovante de renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos;
– Comprovante de escolaridade anterior em instituição pública ou de beneficiário de bolsa de estudos de 100%.

O processo de seleção será dividido em três etapas: inscrição, classificação e convocação. O resultado parcial com a classificação ficará disponível para consulta (e eventuais recursos) na Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e no Centro Administrativo Municipal Célio Sarzedas, no dia 1º/03/2018, de 9h às 17h, e também no site da Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu (www.casimirodeabreu.rj.gov.br).

Sistema de pontuação e prioridades na fila  

Dentro dos critérios estabelecidos pelo edital da Prefeitura, estudantes inscritos no Cadastro Único do NIS terão prioridade sobre os beneficiários do Prouni, que, por sua vez, estarão à frente daqueles contemplados com bolsa integral nas universidades. Confira o esquema de pontuação na tabela abaixo.

Sistema de pontuação divulgado no edital do Transporte Universitário (Foto: Prefeitura de Casimiro de Abreu).

200 vagas serão disponibilizadas e haverá um cadastro de reserva, em que os demais alunos poderão ser chamados para receber o auxílio, caso haja desistência de candidatos contemplados, afastamento, conclusão de curso ou ainda uma possível ampliação do número de vagas.

Valores

O novo benefício será feito em forma de depósito na conta corrente do estudante e poderá chegar até o valor de R$250,00 mensais. Confira, na tabela abaixo, como foi feita a divisão de verba entre os inscritos.

Três valores diferentes, referentes aos locais onde se encontram as instituições de ensino dos estudantes (Foto: Prefeitura de Casimiro de Abreu).

Pelo que foi mostrado no novo edital, é possível constatar que o atual prefeito Paulo Dames optou por priorizar aqueles que realmente precisam do benefício, ajudando os universitários que possuem uma condição financeira mais precária. O novo auxílio busca dar um basta na “farra” que existia no governo passado, em que pessoas aleatórias (algumas nem sequer moravam em Casimiro) utilizavam o serviço, contribuindo para um enorme desperdício de dinheiro público.

Comentários