Programa de reforço escolar em Casimiro atrai mais de 400 alunos para as salas de aula

0
336
Pequenos estudantes têm comparecido às aulas de reforço nas escolas municipais.

É bastante comum que crianças, ao longo do dia a dia escolar, apresentem dificuldades de aprendizagem durante as aulas. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu instituiu o programa “Aquela Força”, que busca dar aulas extras de reforços para o alunos da rede pública compreendidos entre o 2º e o 5º ano do Ensino Fundamental. Recentemente, a Folha teve acesso aos números da iniciativa e pôde comprovar sua importância e eficiência.

No total, dez escolas do município participaram do “Aquela Força” e 22 turmas de reforço foram abertas, contemplando 441 alunos. 22 Professores, convocados através de um processo seletivo simplificado, ministraram aulas nos turnos da manhã e da tarde.

A  melhor notícia ficou por conta do comparecimento dos alunos: a taxa média de faltas ficou em apenas 18%, sendo que em 6 turmas nenhuma ausência foi computada até aqui, comprovando que docentes e discentes compraram a ideia do programa.

A importância das aulas de reforço

Um levantamento feito ainda no começo de 2017, em Casimiro de Abreu, constatou que cerca de 20% das crianças entre 7 e 11 anos apresentavam dificuldades de leitura e escrita alfabética. A informação não é exatamente um fato inédito ou atípico: crianças e adolescentes sempre terão dificuldades em determinadas matérias e, por muitas vezes, apenas o que é abordado nas aulas regulares não é suficiente para um aprendizado completo. O reforço escolar é importante justamente por isso, já que ele sana questões específicas e problemas convencionais que os estudantes não conseguiram entender durante o período escolar regular.

Outro fator importante é a inserção de novos professores na vida acadêmica do jovem. O contato com outro mestre dá ao aluno a chance de aprender o mesmo conteúdo de uma forma diferente, podendo ser a chave para que o conteúdo seja finalmente absorvido.

Comentários