Dia D do Outubro Rosa é realizado em Barra de São João

0
127

Dando prosseguimento às ações preventivas ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu realizou, nesta quinta-feira (19), das 9h às 15h, o Dia D da Campanha “Outubro Rosa”, em Barra de São João. O atendimento às mulheres que participaram do evento aconteceu no “Quintal do Poeta”, ao lado do Museu Casa de Casimiro de Abreu.

Na ocasião estiveram presentes profissionais da Saúde do município, entre enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e equipe de fisioterapia. A ação constou de palestras e orientações às mulheres de todas as idades, além da aferição da pressão arterial e do índice de glicose.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu, Tamires Rosa de Souza Leite, a ação do Dia D é de promover a prevenção do câncer de mama.

– Trouxemos palestras onde falamos dessa prevenção. Uma delas é de como realizar o autoexame, orientações, qual a importância da prevenção e informar a época correta e quando se precisa fazer a mamografia. Trouxemos também vacinas para as mulheres, caso elas queiram, para qualquer faixa etária. Já para fazer a mamografia, somente acima de 40 anos, até 50 anos, caso tenha alguma indicação na família, com algum caso de câncer. Já as mulheres de 50 a 69 anos, a indicação é que se faça o exame da mamografia anualmente, sendo uma rotina para essas pessoas.

Muitas mulheres participaram do Dia D e tiraram suas dúvidas com relação à prevenção e os cuidados que devem ter com a mama, foi o caso da secretária, Isabel Pontes. Segundo ela, a orientação é a melhor arma contra o câncer.

– Aqui pude ter conselhos que me ajudaram muito. De como fazer o autoexame e quando devo fazer a mamografia. Esse tipo de ação é importante para todas nós.

Além de palestras e orientações, Tamires conta que toda participante do Dia D, responde um questionário de onde é obtido informações de cada uma, particularmente.

– Realizamos uma triagem e nesse caso, observamos se a pessoa nunca fez a mamografia, então já orientamos para que realiza um exame. Para isso, já trouxemos o pedido para a realização do mesmo e caso seja necessário a coleta para o preventivo, também estamos encaminhando para a Unidade no dia, que trabalha com o dia livre, sem agendamento, tudo para facilitar e agilizar o procedimento. Quero lembrar que a prevenção deve acontecer durante todo o ano, não só na campanha do Outubro Rosa.

As ações do “Outubro Rosa”, acontecem até o dia 31 de outubro em Casimiro de Abreu, com os mutirões e nos distritos, com o Dia D.

Comentários