Moradores comemoram limpeza do Rio Indaiaçu no centro de Casimiro de Abreu

0
357
Rio Indaiaçu está sendo limpo pela Prefeitura de Casimiro de Abreu.

Quem passa pelo centro de Casimiro de Abreu, já nota a diferença nos rios que cortam a cidade. É que está em andamento a limpeza de canais e rios do município e um deles, o rio Indaiaçu, passa por quase todos os bairros da cidade.

O serviço de limpeza e desobstrução de canais já vem acontecendo desde o último dia 20 de setembro e, hoje, já contabiliza mais de 12 caminhões de entulho retirados das margens do rio. Entre os que mais prejudicam o meio ambiente, estão os galhos, matos por todo o canal, material de obras e restos de móveis e madeiras em geral. Também estão sendo retirados lixo domiciliar, onde quase 10 latões já foram contabilizados pelos agentes de limpeza. Além do rio Indaiaçu, a ação conta com a limpeza dos córregos
afluentes Branco e Olaria.

O trabalho de limpeza é uma parceria das Secretarias de Obras, Meio Ambiente e da Autarquia de Casimiro de Abreu e que vem dando resultado. Os mais beneficiados são os moradores e comerciantes que moram ou trabalham perto do rio. Segundo a
comerciante Ivana Souza, a limpeza veio na hora certa.

– Agora que começou a esquentar, aparecem também os mosquitos, e com a limpeza dos canais, esse problema diminui. Além de melhorar a aparência do rio, melhora também o ar que respiramos, diminuindo as doenças.

Além da limpeza, estão sendo identificado pelos agentes, ligações clandestinas de esgoto. Essas identificações estão sendo notificadas e monitoradas e contribuem para a despoluição do rio Indaiaçu.

Para o morador do centro da cidade, Itamar Prado, a limpeza é necessária para o bem-estar de todos os moradores.

– Esse é um serviço muito importante para o município. A limpeza contribui para a saúde, melhora a aparência da cidade e ajuda na prevenção de doenças. Ela deve ser feita periodicamente, assim teremos uma cidade mais limpa e mais bonita.

O serviço de limpeza e desobstrução de canais vem acontecendo todos os dias, até que toda a extensão do rio Indaiaçu e seus afluentes esteja totalmente limpa, livre de galhos, matos e entulhos.

Comentários