Começa a Festa de Setembro em Casimiro de Abreu

0
240

A noite desta quinta-feira marcou o retorno da tão esperada “Festa de Setembro” para os casimirenses. Depois de dois anos sem acontecer, a comemoração dos 158 anos de emancipação político-administrativa lotou o Parque de Exposições “Henrique Baptista Sarzedas”, localizado às margens da BR-101, em Casimiro de Abreu.

Totalmente reformado para a ocasião, o parque possui todas as dependências necessárias para uma grande festa, como a de Setembro. Não faltou segurança e diversão para quem compareceu aos diversos atrativos instalados no parque.

É possível encontrar, no local, atendimento médico, restaurantes, tenda cultural, com um palco para apresentações, parque de diversões, feira de artesanato, feira agrícola, banheiros, além de um imenso palco principal. Tudo monitorado por seguranças, entre policiais, agentes da Guarda Municipal e Batalhão de Ações com Cães (BAC).

Nas imediações do parque, encontra-se um estacionamento para milhares de veículos, além da presença de ambulâncias do Corpo de Bombeiros e mais patrulhas policiais. Todo esse aparato, atraiu munícipes e visitantes para os festejos.

– A segurança é realmente um fator primordial em uma festa. Pensando nisso que estou aqui hoje com minha família para comemorar o aniversário da cidade, nessa linda festa – disse a economista, Irene Albuquerque, que, segundo ela, estava sentindo falta da alegria da festa de setembro na cidade.

Um dos grandes atrativos da festa é a feira de artesanato instalada dentro do Parque de Exposições. Diversos artesãos que já participam da tradicional “Feira do Poeta”, que acontece mensalmente no “Quintal do Poeta”, em Barra de São João, puderam expor seus trabalhos. Um deles é do artesão, Américo Afonso Ribeiro Junior, que diz que esse é um momento de muita coragem do governo Paulo Dames.

– Nesse momento de crise, a prefeitura de Casimiro de Abreu poder proporcionar uma linda festa como essa, é de muita coragem. Com isso nos dá oportunidade de gerar renda para todos e essa atitude do governo, desperta o empreendedor que tem dentro do prefeito – ressaltou o artesão, que expôs seu trabalho ao lado de sua esposa e sua filha.

No primeiro dia de festa, a programação contou com a Roda de Negócios, para o setor agropecuário, que é forte no município e em toda a região; uma exposição cultural denominada “O poeta Casimiro de Abreu”; uma Praça de alimentação da Agricultura Familiar; Fazendinha e o tradicional Parque de Diversões para a criançada. Além de shows infantis, atividades culturais, camarote mix, provas equestres, entre outras atrações.

No palco 2 (menor), aconteceu um baile da Melhor Idade com a Banda “Os Piratas” e no palco principal, foi a vez do show gospel com a Banda “Novo Código”, que abriu a programação de cantores na festa e encerrando a primeira noite, aconteceu a apresentação, também no palco principal com a dupla, Júnior e Gustavo.

Para o prefeito, Paulo Dames, a festa está voltando e não irá mais parar. “Tomamos a iniciativa de fazer um processo licitatório para terceirizar a festa e deu certo. A festa então está garantida por uma empresa privada. Enfim, foi um modo que encontramos para fazer a festa acontecer, porque, mesmo com as dificuldades financeiras, a população merece festejar e se alegrar na festa de setembro.

Pensando nessa alegria que é gerada com a festa, Paulo Dames ainda completou dizendo:

– A festa tem o sentido de trazer alegria e comemorar também o aniversário do município. Com isso, automaticamente fortalece a economia e o comércio lucra muito nesses dias. Já sabemos que houve um aquecimento no comércio, onde se vendeu mais em comparação aos dias normais. Aqui no Parque de Exposições irá gerar muita receita, principalmente com a praça de alimentação e isso traz fortalecimento para a economia do município, com muitos turistas na cidade. Só nesse final de semana, teremos muita gente aqui. Uma outra alternativa que criamos foi de aproveitar o Parque de Exposições para outros eventos que não seja somente o da festa de setembro. Já nos próximos meses ele estará à disposição da iniciativa privada para organizar aqui leilões, eventos, entre outras atrações. O gasto que tivemos na recuperação do Parque de Exposições, não foi um simples gasto, mas sim um investimento para toda a população de Casimiro de Abreu, afinal ele não deixa de ser um patrimônio de todos os munícipes.

A “Festa de Setembro” acontece até domingo (17). Não deixem de acompanhar, aqui na Folha de Casimiro, toda a programação e os eventos durantes todos os dias de festa.

Comentários