Secretaria Municipal de Educação fecha o ciclo de Audiências Públicas realizadas em Casimiro de Abreu

0
320

 

A manhã desta quarta-feira (13) foi marcada pelo fim das Audiências Públicas realizadas pela Secretaria de Planejamento de Casimiro de Abreu. Dessa vez foi a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que debateu seu Plano Plurianual (PPA) – 2018 – 2021, assim como a Lei Orçamentária 2018 (LOA).

A reunião aconteceu no auditório da SEMED, localizada na Rua Padre Francisco Maria Tales, 570, no centro do município e reuniu membros da própria secretaria e da Secretaria de Administração, além de membros da sociedade.

Todo o assunto abordado nas Audiências Públicas irá culminar na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que busca sintonizar a LOA com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no PPA.

Por ser dividida por eixo temático, as audiências tratam exclusivamente o que cada secretaria planeja para os próximos anos, como metas, assim como também mostram o que já está sendo feito.

A reunião ministrada pela secretária Municipal de Educação do município, Nicia Araújo, tratou das metas, ações e planejamento para os próximos quatro anos, como também de ações já para 2018. Um dos temas que abriu a reunião foi sobre o Transporte Escolar. Segundo a secretária Nicia, hoje o município conta com 56 veículos locados pelas Unidades de Ensino (Kombis).

– Esses veículos são utilizados para garantir o acesso e permanência dos discentes em 14 Unidades de Ensino. Há ainda oito ônibus escolares (amarelinhos).

Outro assunto tratado foi de obras e instalações nas escolas. De acordo com informações da SEMED, atualmente a secretaria conta com duas obras em andamento. Uma Escola de Educação Infantil (Proinfância-MEC), no Bairro São Sebastião, que está com 40% da obra concluída e uma Quadra Poliesportiva na Escola Municipal Pastor Abel, cujo prazo foi prorrogado para entrega, por 150 dias.

Além das obras a secretária Nícia ressalta que também é importante adquirir material permanente com regularidades, que consiste em equipamentos, tanto para as escolas quanto para a SEMED.

– Entre eles, destacamos: carteiras e cadeiras para alunos, impressoras e computadores, equipamentos de cozinha, entre outros.

Outro item importante destacado na audiência foi o da locação de imóveis, que segundo informações da secretaria, hoje o município conta com quatro contratos de locação necessários para o desenvolvimento da Educação. “Estamos avaliando a construção de prédios para atender esta demanda.

A secretária ressaltou também que a SEMED tem custos mensais que saem do orçamento da educação como gastos com energia elétrica, telefone, internet, banco de dados, CEDAE/Águas de Casimiro, entre outros.

Um ponto positivo e que deverá ser mantido para os próximos anos é em relação à merenda escolar, assim como a agricultura familiar e material de consumo e manutenção. Para Nicia, manter esses serviços é essencial para o desenvolvimento da educação em Casimiro.

– Hoje o município distribui merenda para todos os seus alunos, da Educação Infantil a EJA e oferece ainda todo o material necessário para o desenvolvimento e manutenção da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Esse é um saldo positivo que iremos manter.

Durante a apresentação das ações da Secretaria Municipal de Educação, o orçamento deste ano mostrou que a SEMED vem realizando seus pagamentos em dia, como o pagamento de pessoal, de energia elétrica e de telecomunicações, serviços de água e esgoto, locação de imóveis, equipamentos, obras e instalações e transporte escolar. Como foi dito anteriormente.

Já no final da reunião, a SEMED mostrou a Educação de Casimiro de Abreu em números, ou seja, mostrou a quantidade de alunos atendidos e as Unidades de Ensino dentro do município.

– Temos cerca de 7.011 alunos matriculados em 24 Unidades Escolares. São seis creches com atendimento em tempo integral, 11 unidades de atendimento à Pré-Escola e 11 unidades de atendimento do 1º ao 5º ano. Quatro unidades de atendimento do 6º ao 9º ano e mais quatro de unidades de atendimento do EJA. Outro dado importante, são cerca de 13.453 refeições servidas diariamente.

Foi entregue, como de costume, um formulário onde cada participante pode preencher e deixar escrito suas ideias, reivindicações e também dúvidas. E no site da prefeitura de Casimiro de Abreu (www.casimirodeabreu.rj.gov.br), existe um formulário eletrônico, para que todos possam participar.

Na oportunidade a Secretaria de Administração em nome do secretário Tiago Camargo, agradeceu à todos que participaram e cumpriram o calendário das Audiências Públicas no município e espera com isso ter contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos em todas as secretarias envolvidas, assim como o desenvolvimento do próprio município.

Comentários