Secretarias de Trabalho e Renda, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social participam do programa de Audiências Públicas

0
143

 

Nesta quarta-feira (06), à partir das 14h, a secretaria de Planejamento de Casimiro deAbreu, juntamente com as secretarias de Trabalho e Renda, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, se reuniram no auditório do IPREV no centro da cidade. A reunião foi para dar andamento ao programa de Audiências Públicas que vem sendo realizado no município e alguns distritos.

Tais reuniões tratam da elaboração do Orçamento Participativo 2018 (LOA), assim como do Plano Plurianual (PPA) para os anos de 2018 a 2021 e contou com representantes das secretarias envolvidas na sequência das Audiências Públicas, como também dos usuários dos sistemas de governo, principalmente da Assistência Social que teve um maior número de participantes.

O objetivo principal foi para traçar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual (LOA) com as diretrizes e metas da administração pública, estabelecidas no PPA.

Na oportunidade, cada representante das secretarias envolvidas na execução das Audiências Públicas, falaram das metas e também dos trabalhos que já vem sendo desenvolvidos desde o início do ano, com o objetivo de trazer para os moradores, como para o município, um desenvolvimento favorável.

Como de costume, foi entregue a todos os participantes, um formulário onde cada um pode preencher, com nome, endereço, assim como um espaço destinado para as prioridades e sugestões. Tudo respeitando cada eixo temático proposto pelas secretarias. A Secretaria de Trabalho e Renda informou que trabalha com um departamento de geração desse trabalho e renda em Casimiro de Abreu. O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é um desses departamentos e que realiza no município alguns serviços como o Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho (CTPS) e Intermediação de mão de obra, entre outros.

Outro foco da secretaria é o Departamento de Qualificação e orientação profissional, que mantêm parcerias com o SENAR, Sindicato Rural, FISK, Matta Cursos, com consultores e professores. Já tem vários cursos realizados como o Fazenda Legal, com palestras sobre previdência na área rural, Aposentadoria rural e Licenciamento ambiental das atividades rurais.

Já a secretaria de Desenvolvimento Econômico, segundo o assessor, Leandro de Lucas, está trabalhando para melhorar a energia no município, como também desenvolvendo o programa do Microempreendedor Individual (MEI), através de cursos com parceria com
o SEBRAE/RJ.

A secretaria de Assistência Social, foi que apresentou mais demandas. Para a secretária da pasta, Leila Márcia, todos precisam reavaliar o conceito que tem da assistência em si.

– A Assistência Social não é só de benefício eventual, mas sim um complexo de serviços oferecidos à população.

Na oportunidade foi apresentado um mini vídeo falando da Proteção e da Complexidade que é desenvolvido pela secretaria. Entre eles da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial. Foi falado também dos serviços oferecidos pelo Centro de Referência
da Assistência Social (CRAS), que trabalha a proteção e atendimento integral à família, entre outros serviços.

Na Proteção Social Especial, a secretária falou dos serviços do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e como eles estão sendo executados, coordenados e fortalecidos. Disse também das ações e oficinas, como o Chegando
Junto, Armazém das Artes e Estamparia e dos projetos a serem implementados como o Padaria-Escola, Lona na Lua, Gente de Fibra e o Construir. Outros serviços que vem dando resultado são os grupos, Recriar, Renovar, Semente e Questão de Mulher, que
abrange todas as idades.

– É preciso oferecer oficinas e oportunidades para todas as faixas etárias – explicou a secretária Leila Márcia.

Também na quarta-feira (06) aconteceu outra Audiência Pública da Assistência Social no Distrito de Barra de São João e no final do dia, foi realizada no IPREV em Casimiro de Abreu, a Audiência Pública da Secretaria de Obras e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

A próxima Audiência Pública, acontece na segunda-feira (11), às 14h, na Biblioteca Municipal de Barra de São João e que irá envolver a Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu.

Comentários