Demutran e Guarda Municipal apostam em Blitz Educativa para conscientizar motoristas

0
192
Diretor do Demutran de Casimiro de Abreu, Michel Gripp

O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), juntamente com a Guarda Municipal de Casimiro de Abreu, vêm realizando diversas blitz de conscientização no volante, as chamadas “Blitz Educativa”. A ação já aconteceu em alguns pontos da cidade, onde vários motoristas foram parados e alertados para o não uso do celular enquanto dirige.

O objetivo foi diminuir o índice de multas relacionados ao uso do celular dentro do carro, assim como também diminuir o número de acidentes devido ao uso inadequado do aparelho.

Segundo o diretor do Demutran de Casimiro de Abreu, Michel Gripp, a orientação faz parte da Campanha Nacional de Trânsito que se realiza no mês de setembro.

– Estamos realizando uma “Blitz Educativa” exclusiva para o uso do celular no trânsito. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) estipula um calendário anual com vários temas a serem trabalhados e esse é sobre o uso do celular. Foi realizada uma pesquisa entre os meses de janeiro a agosto deste ano e 10% das multas em Casimiro de Abreu foram relacionadas ao uso do celular ao volante. Já em todo o Estado do Rio, as multas por uso do celular correspondem a 2% do total de multas aplicadas.

Aos poucos, os motoristas eram abordados e parados para os agentes da Guarda Municipal e do Demutran darem as explicações sobre a campanha do não uso do celular ao volante.

– O intuito é de diminuir o índice nos números de ocorrências, tanto de infrações, como de acidentes relacionados ao celular – completou Gripp.

De acordo com a chefe de divisão de Educação para o Trânsito do Demutran de Casimiro de Abreu, Ariana Barbosa, os números de infrações crescem a cada mês e é preciso que os motoristas se conscientizem que é proibido o uso do celular quando se está dirigindo.

– O uso ou simplesmente o manuseio do celular ao volante está no quarto lugar no ranking de infrações no município, com cerca de 23 ocorrências, de janeiro de 2017 até agora. Outro dado importante fornecido pelo Detran/RJ, e que vale a pena salientar, é que, com o uso de celular ao volante, o risco de acidente aumenta em 400%, além de tirar o foco da visão do motorista e reduzir sua percepção auditiva.

Comentários