Em dia de Sol, VI Caminhada Ecoturística percorre a região Serrana de Casimiro de Abreu

0
150

Mais uma Caminhada Ecoturística aconteceu neste domingo (27), em Casimiro de Abreu. Dessa vez, cerca de 40 participantes percorreram 12Km na sexta caminhada do circuito de 2017 que está incluída nos “Passeios Ecoturísticos”, elaborado pela Secretaria de Turismo e Eventos da Prefeitura do município.

A concentração aconteceu no Sítio Agrícola, onde foi realizado um pré-aquecimento instruído pelo professor de Educação Física, Juan Leal Garcia. Logo após, todos partiram em direção ao Poço Pai João, percorrendo uma trilha dentro da mata atlântica em um trecho preservado na região. Após o percurso, todos voltaram à sede do Sítio Agrícola para carimbarem suas carteiras de caminhadas ecoturísticas, para um controle da secretaria.

O grau de dificuldade da caminhada foi considerado de médio a difícil e a duração foi cerca de 2h30. Devido à distância percorrida, toda a atividade teve o apoio de uma ambulância e um carro da Guarda Ambiental, por ser área de preservação.

O trajeto dentro da mata atlântica ofereceu aos participantes uma excelente oportunidade de praticar atividade física e, ao mesmo tempo, contemplar a natureza. Segundo a subsecretária de Turismo e Eventos de Casimiro de Abreu, Luciana Dames, as caminhadas ecoturísticas tem, por finalidade, fomentar o turismo e a atividade física.

– Esse percurso dentro da mata atlântica foi também uma maneira para que todos os participantes tivessem um contato direto com a natureza e suas diversidades de espécies, além de poder contemplar uma área preservada, que hoje, infelizmente, sabemos que é um dos ecossistemas brasileiros mais devastados nas últimas décadas.

Em todo o percurso, os participantes tiveram água e frutas para se manterem bem durante toda a atividade. Para o professor de Educação Física e um dos organizadores da caminhada, Juan Garcia, a caminhada tem dupla função: estimular a prática da  atividade física e apresentar os pontos turísticos do município.

– Conciliando o exercício com o ecoturismo, tendo em vista as belezas naturais do município!

Quem participou, pôde comprovar mais uma vez a qualidade da caminhada ecoturística que a secretaria de Turismo e Eventos realiza no município.

– Eu sempre participo e acho fundamental esse tipo de caminhada. É muito bom percorrer trechos de preservação da mata atlântica e ao mesmo tempo respirar um ar puro, o que facilita ao nosso exercício – disse a atleta Carla Lúcia dos Santos.

Comentários