Casimiro de Abreu sedia o I Fórum Municipal de Segurança Integrada e Cidadania

0
334

 

Durante toda a segunda-feira (28), aconteceu o I Fórum de Segurança Integrada e Cidadania de Casimiro de Abreu. O evento foi realizado no auditório do Centro Educacional Batista, no centro da cidade e reuniu cerca de 150 pessoas. Entre elas estavam profissionais da área de Segurança Pública, estudantes, representantes dos órgãos públicos e sociedade civil organizada.

O objetivo do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Casimiro de abreu foi de buscar, através deste evento, debater e construir projetos que visem estabelecer espaços mais seguros e agradáveis aos moradores do município e região, sobretudo fomentando as políticas de prevenção social.

A justificativa do I Fórum é que, diante do aumento da violência no estado do Rio de Janeiro, e consequentemente nos municípios do interior, fez-se necessário discutir e promover políticas de prevenção social que visem reduzir o envolvimento dos jovens com as drogas e a criminalidade e também de estabelecer medidas de intervenção nos casos de violência doméstica.

Estiveram presentes o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Casimiro de Abreu, Wellington Lima; a deputada estadual Márcia Jeovani; o deputado federal, Marcelo Matos; o secretário de Ordem Pública, José Lins dos Santos; a coordenadora dos Conselhos de Segurança do estado do Rio de Janeiro, a major PM Cláudia Moraes; a secretária de Educação de Casimiro de Abreu, Nicia Araujo; o PM interino do 32º BPM, major Paloti. Além de representantes de órgãos públicos das cidades de Silva Jardim, Quissamã, Casimiro de Abreu, Macaé, da delegada da 121ª Delegacia Legal de Casimiro de Abreu, Juliana Rattes entre diversos guardas municipais de diferentes cidades da região.

O evento foi dividido por eixos temáticos que nortearam às atividades debatidas no Fórum, entre eles: Violência Contra a Mulher; Prevenção ao Consumo e Tráfico de Drogas; Municipalização da Segurança Pública; Integração das Instituições de Segurança e participação da sociedade. Os temas apresentados foram debatidos por diversas autoridades responsáveis pelos órgãos competentes.

Objetivos Específicos

O I Fórum teve como objetivo oportunizar momentos para o aprofundamento de questões pertinentes aos temas por meio de debates; propiciar a troca de experiências entre docentes/pesquisadores, estudantes, profissionais da área de segurança pública em cima dos temas propostos; promover a atualização do conhecimento técnico-científico e metodológico, como também conscientizar o público presente da importância dos investimentos na Segurança Pública; e possibilitar a integração dos órgãos do poder público e estabelecer uma rede de interação e compromisso mútuo com as políticas de prevenção no âmbito do município.

Segundo o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Casimiro de Abreu, Wellington Lima, o I Fórum integrou profissionais de Segurança Pública, assim como outros órgãos da administração pública.

– É muito importante estar aqui hoje, sabemos que a questão da violência vem trazendo prejuízo para nossas famílias. O assunto da violência tratado aqui vem afligindo principalmente nossa cidade e também outras da região. Agradeço a todos os presentes e é uma honra em sediar um evento deste porte, aqui em Casimiro.

Já a major Cláudia Moraes, ressaltou que a realização do evento veio através do empenho, principalmente, do conselho de segurança.

– Agradeço a presença de todos que estão aqui hoje, que é muito importante. A primeira coisa que a gente precisa é reconhecer a importância de cada um. Junto, vem o crescimento. Tenho certeza que essa experiência irá se expandir e servir como exemplo para novas reuniões como essa.

Comentários