Fundação Cultural de Casimiro de Abreu abre vagas para aulas e oficinas gratuitas

0
164
Oficina de mangá para crianças

A Fundação Cultural de Casimiro de Abreu, através dos espaços já conhecidos, como a Casa de Cultura, na sede do município, a Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, em Barra de São João e demais polos de cultura nos distritos, oferece, a partir desse mês, uma maior quantidade de vagas para aulas e oficinas, tudo gratuito.

A intenção é de disponibilizar a maior quantidade de vagas possíveis, ainda em agosto, para os interessados em aulas de dança no estilo Hip Hop, para o desenho japonês Mangá e também aulas de teatro.

Segundo a representante da Fundação de Cultura em Barra de São João, Maria de Fátima Pereira Canêjo Francisco, serão mais de 70 vagas somente na escola de dança.

– Já para a escola de música, somente esse semestre, foram abertas 36 vagas e 20% delas foram preenchidas por alunos de escolas públicas, além da escola de dança, que irá fazer uma nova seleção de alunos. Serão muitas vagas e, com certeza, irão suprir a procura por essas aulas.

Os polos já estão funcionando a todo vapor. A Biblioteca em Barra de São João já oferece, de segunda à quinta-feira, aulas gratuitas de Hip Hop, Mangá e Teatro. De acordo com a bibliotecária e diretora do local, Mara Freire, as oficinas resgatam a cultura e também o interesse do jovem pela arte.

– Muito importante esses cursos no nosso espaço, pois solidificam a ideia da biblioteca como centro formador e irradiador de cultura. A biblioteca atual pode e deve estar integrada às demandas da comunidade e assim ter movimento. Ela é o local onde qualquer classe, gênero ou faixa etária têm a oportunidade de encontro, seja com a leitura, com o entretenimento ou relacionamento social e cultural.

A Casa de Cultura em Casimiro de Abreu, também é outro espaço já identificado pela população como um centro cultural no município. Além dos projetos desenvolvidos no local, como grupo Reviver a Terceira Idade, o espaço recebe peças teatrais, palestras e oficinas desenvolvidas pela secretaria. De segunda a quarta-feira, acontecem as oficinas de Desenho e Pintura, Mangá e Teatro.

O Centro Cultural de Professor Souza, que fica localizado na Rua Nossa Senhora Aparecida, abriga as oficinas de Mangá, Teatro e Hip Hop, com aulas que acontecem às segundas, terças e quintas-feiras. Já a Escola Municipal Christiane Carvalho, em Rio Dourado, é outro polo que através de parcerias, abre a possibilidade da realização das oficinas de Mangá, Hip Hop e Teatro.

Para o presidente da Fundação Cultural de Casimiro de Abreu, Wanderson Chan, esse aumento de mais vagas ainda neste mês para os interessados em oficinas de Hip Hop, Mangá e Teatro irá proporcionar um maior rendimento dos alunos dessas localidades.

– Os distritos ficaram muito tempo sem atividades permanentes da Fundação Cultural e por isso precisamos voltar a atuar nessas comunidades de forma urgente, e com certeza com o aumento dessas vagas, muitos poderão aproveitar para se inscrever nessas aulas, que são gratuitas.

OFICINAS, LOCAIS E HORÁRIOS

HIP HOP – Instrutor Zulú

Segunda-feira – Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade em Barra de São João – das 9h30 às 15h30;

Terça-feira – Escola Padre Paco em Casimiro de Abreu – das 17h30 às 20h;

Quarta-feira – Centro Cultural de Professor Souza – das 16h às 17h (até 17 anos) e das 17h às 18h (a partir de 18 anos);

Também na quarta-feira – Escola Municipal Christiane Carvalho em Rio Dourado – das 9h30 às 15h30.

MANGÁ – Instrutor Léo Monstro

Segunda-feira – Centro Cultural de Professor Souza – das 10h30 às 11h30, das 13h30 às 14h30;

Terça-feira – Casa de Cultura Casimiro de Abreu – das 18h às 19h, das 19h às 20h;

Também na terça-feira – Escola Municipal Christiane Carvalho em Rio Dourado – das 10h30 às 11h30, das 13h30 às 14h30;

Quarta-feira – Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade em Barra de São João – das 10h30 às 11h30, das 13h30 às 14h30.

TEATRO – Professor Leandro

Segunda-feira – Escola Municipal Christiane Carvalho em Rio Dourado – das 9h30 às 11h, das 14h às15h30;

Também na segunda-feira – Centro Cultural de Professor Souza – das 17h30 às 19h;

Terça-feira – Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade em Barra de São João – das 9h30 às 11h, das 14h às 15h30;

Quarta-feira – Casa de Cultura Casimiro de Abreu – das 10h às 11h30, das 13h30 às 15h, das 15h30 às 16h30, das 17h às 18h30 e das 18h30 às 20h;

Quinta-feira – Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade em Barra de São João – 18h às 20h.

DESENHO E PINTURA – Instrutora Lú Faria

Segunda-feira – Casa de Cultura Casimiro de Abreu – 14h às 16h, 18h às 20h.

Comentários