Comunidade de Boa Esperança recebe pavimentação e obras emergenciais

0
159

A comunidade de Boa Esperança, em Rio Dourado, recebeu, na última semana, obras de manutenção da estrada rural que liga a localidade ao Sítio do Sossego. Os trabalhos fazem parte das ações que a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos de Casimiro de Abreu vem realizando em todo o município.

Além da regularização das estradas, diversas ruas nos distritos estão sendo pavimentadas em uma ação que beneficia moradores, agricultores e visitantes da localidade.

No caso da estrada rural de Boa Esperança, a pavimentação foi de extrema importância, pois a mesma é uma estrada vicinal, otimizando a economia para os moradores locais. A estrada é hoje responsável pelo escoamento da produção agrícola e, consequentemente, favorece o abastecimento de Casimiro de Abreu e cidades vizinhas. Também é através dela, e de outras próximas, que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais.

Segundo o administrador do distrito de Rio Dourado, Boa Esperança, Vila Verde I, II e III, Tiago Magalhães, o estado de conservação da estrada, influencia diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado.

– Trechos de estradas em péssimo estado de conservação acabam por causar danos aos veículos, impossibilitando assim o tráfego, ocasionando mais desgaste e gasto de combustível. Prejudica também a produção de alimentos no local, como a própria locomoção dos moradores da localidade.

A conservação do bom estado das estradas contribui também para a fixação das famílias no campo e melhora das condições de vida. Para o secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos de Casimiro de Abreu, Alfredo Matheus, o acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer também é de extrema importância.

– Foi feita uma pavimentação no trecho da estrada rural que mais estava necessitando de melhorias e as obras de manutenção não irão parar. Permanentemente iremos realizar melhorias onde mais necessitam delas.

No aspecto ambiental, a manutenção das estradas de terra está ligada diretamente ao controle de erosão e perda de solo, a conservação e recuperação das áreas marginais às estradas, a diminuição do assoreamento de córregos e rios.

– Esses fatores também afetam a composição da paisagem local e a preservação do meio ambiente – completou o secretário de Obras.

Comentários