“Antes, o que faziam aqui era somente tapa-buraco, agora estamos recebendo obras de verdade”, afirma moradora do Bairro São João

0
484
Cláudia Estela, dona de casa, moradora do Bairro São João

Diversas ruas do Bairro São João, no distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, estão recebendo obras de pavimentação, instalações de tratamento de esgoto, com fossa, filtro e sumidouro.

Metade do bairro está sendo contemplado com galeria de água de chuva e rede de distribuição de água potável. Segundo informações da Secretaria de Obras do município, desde o início de 2017, sete mil metros quadrados de ruas passaram por obras e, até o final do ano, serão entregues 56 mil metros quadrados desses trabalhos. Diante disso, cerca de 400 famílias serão beneficiadas.

Na Rua Paraíba, que é a central do bairro, funcionários da prefeitura estão trabalhando para início de outra obra. Segundo o topógrafo Marcos Santana e o seu auxiliar Maicon Duarte, é preciso realizar primeiramente uma análise do local.

– Estamos hoje fazendo o levantamento da drenagem e medindo a profundidade para o início das obras que também chegará aqui.

Atualmente a continuidade das obras se concentra na Rua Amazonas. Para o encarregado do trabalho no local, Aldemir da Silva, as obras estão em andamento e diversas ruas já recebem melhorias.

– Estamos na Rua Amazonas, e iremos até à Rua São Paulo. Já realizamos terraplanagem e a base para receber futuramente a pavimentação com paralelepípedo, que será a próxima etapa.

Com o andamento dos trabalhos, a Amazonas vem recebendo diversas melhoras, para a alegria dos moradores. A dona de casa Cláudia Estela Fernandes, moradora há 10 anos no local, ressaltou a importância das obras para todos do bairro.

– Antes, o que faziam aqui era somente tapa buraco, agora sim estamos recebendo obras de verdade, com água, fossa e pavimentação da rua. Estou muito feliz.

Já para a comerciante Marli Zuzarde, proprietária de um minimercado na Rua Amazonas, a presença das máquinas e dos operários é sinônimo de lucro e crescimento.

– Com tudo o que está acontecendo de bom aqui, com certeza irão aumentar minhas vendas. Muitas pessoas deixavam de comprar no meu mercado por não conseguir chegar até a porta do estabelecimento e agora com essas obras, tudo irá mudar, e para melhor.

Outros moradores beneficiados dizem que as obras estão dando cara nova às ruas e ao bairro. É o que diz o eletrotécnico Vanderlei Cândido. Morador há 13 anos no Bairro São João, ele nunca tinha visto antes uma obra completa como a que está sendo feita.

– É uma bênção que caiu do céu, porque antes quando chovia, a rua virava um rio e com essa construção da parte hidráulica, todo esse problema será sanado.

Já o engenheiro da obra, Rubens Marques, diz que até hoje já foi executado cerca de 40% do total do processo no bairro.

– Já fizemos quase toda a drenagem, bastante água potável, fossa, filtro e, para chegarmos à pavimentação, temos que realizar essas obras paralelas. Todas as ruas já foram contempladas, pelo menos, com a drenagem. Quero destacar que a obra nunca esteve paralisada, apenas foi diminuído o ritmo, devido à falta de recursos e burocracia de processos. É uma grande obra que a Prefeitura de Casimiro de Abreu está realizando, em um total de R$ 15,4 milhões. Agora, tudo irá melhorar aqui, como energia elétrica, internet, entre outros serviços.

Limpeza

Já nas ruas do Bairro Jardim Miramar, também no distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, serviços de limpeza e de retirada de lixo e entulhos estão sendo feitos.

Segundo o administrador do bairro, Wilson Damião Borges, diversas ruas já tiveram a coleta e retirada.

– Já limpamos, com a retirada de lixo, as ruas Sol e Mar, Eduardo de Almeida e 15 de Novembro com a São Sebastião. Já a limpeza e retirada de galhos foram feitas nas ruas Nilo Peçanha, Elias Ramos e São João, no Jardim Miramar. Esse tipo de trabalho é importante para poder oferecer uma melhor condição de ir e vir à população, como também segurança, além da limpeza dos terrenos baldios. Só gostaria de pedir aos moradores que utilizem o serviço de coleta de lixo que passa diariamente nesses locais, evitando assim o acúmulo e seu descarte no meio da rua.

A aposentada, Irene Gomes diz que a limpeza garante saúde e bem-estar a todos.

– É muito bom chegar ver nossa rua limpa e sem sujeira. Estou adorando essa limpeza e gostaria que sempre esse serviço fosse realizado. Dessa forma teremos mais qualidade de vida aqui no bairro.

Comentários