A história por trás de Nossa Senhora da Saúde, padroeira de Casimiro de Abreu

0
672

Desde sábado (12), Casimiro de Abreu tem festejado o Dia de Nossa Senhora da Saúde, padroeira do município. A paróquia local, inclusive, foi homenageada com o nome da santa, que ganhou fama e notoriedade no longínquo século XVI.

A história de Nossa Senhora da Saúde
Castigada pela peste negra, a população de Portugal, em 1569, desesperava-se com o avanço da doença e sua falta de perspectiva em encontrar a cura.

Na cidade de Sacavém, em Portugal, coveiros tiveram que abrir muitas covas novas para enterrar as pessoas que já haviam morrido por causa da peste. No meio do processo, ao abrirem uma cova, os funcionários do cemitério encontraram uma pequena imagem de Nossa Senhora, sem a menor explicação aparente de como aquele objeto havia parado ali.

O fato foi considerado um milagre e todos que ouviam história, começavam a rezar e fazer procissões, pedindo o fim da peste. No ano seguinte, as mortes foram diminuindo até acabarem.

A população portuguesa, então, escolheu o dia 20 de abril para comemorar o fim da grande peste e organizaram uma grande procissão, chamando-a de “Nossa Senhora da Saúde”. Com o passar do tempo, outras cidades e países também passaram a comemorar a data.

Programação da Festa de Nossa Senhora da Saúde, em Casimiro e Abreu:

Dia 14/08: Missa (19h)/ Show Aline Brasil (21h)
Dia 15/08: Alvorada (6h)/ Batizado (10h)/ Almoço no barracão (12h)/ Procissão (18h)/ Missa (19h)/ Coroação (21h)

Comentários