Casimiro de Abreu inaugura sua participação no “Programa Saúde na Escola”

0
520
Primeiro dia do Programa Saúde na Escola (Foto: Prefeitura de Casimiro de Abreu)

Nesta quarta-feira (9), foi inaugurado o Programa Saúde na Escola, no Ciep 459 Municipalizado José Bicudo Jardim. A iniciativa foi realizada através de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação.

Criado pelo Ministério da Saúde, o programa já está presente em 90% dos municípios do Brasil e consiste num sistema de aprendizagem itinerante que busca conscientizar os alunos da rede pública a respeito de diversos e importantes temas.

De 9h até 17h, os estudantes receberam orientações e assistiram palestras de fisioterapeutas, dentistas e médicos. Uma equipe especializada do Núcleo de Apoio à Saúde da Família realizou uma pesquisa entre os jovens para saber o nível de cuidado dos mesmos com a saúde e perguntou aos alunos qual tema seria interessante ser abordado nos próximos encontros.

Segundo o governo federal, o Saúde na Escola tem o “objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.”

A próxima unidade a receber o Programa Saúde na Escola será o CIEP Municipalizado Ludevis Teixeira Bastos, em Barra de São João, no dia 30 de agosto. Vale lembrar que as ações não cessam no fim da visita e os estudantes continuam sendo acompanhados durante um tempo. O objetivo é detectar possíveis vulnerabilidades que afetem seu desempenho e desenvolvimento escolar.

 

 

 

Comentários