“Mamaço” e palestras marcam o Dia D do Aleitamento Materno em Barra

0
160

A Semana Mundial do Aleitamento Materno começou na última segunda-feira (07) e vai até esta sexta (11) em Casimiro de Abreu. Dentro da programação foi realizado, nesta quinta-feira, em Barra de São João, o Dia D da amamentação, com a “Hora do Mamaço” e palestras sobre a importância do leite materno para a saúde, não só dos bebês, mas também das mamães.

Cerca de 50 mães, acompanhadas de seus bebês, compareceram à Beira-Rio, ao lado do Museu Casa de Casimiro de Abreu. Com um leque de atividades diversificado, foi possível assistir a palestras sobre cuidados e higiene na hora de amamentar. Dessa forma, as mães e futuras mamães ficaram por dentro de tudo o que é importante na hora de amamentar seus filhos. A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma série de atividades também nas Unidades Básicas de Saúde, como nos espaços públicos, justamente para orientá-las. O objetivo é mobilizar a sociedade na luta para conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde.

As palestras consistem em orientações sobre os cuidados que as gestantes devem ter no preparo da mama, posições adequadas para o bebê antes, durante e depois da amamentação e os benefícios do leite materno, assim como o afeto e vínculo que se dá
entre mãe e filho no ato de amamentar. Outra dica importante foi o cuidado com a higiene bucal do bebê, como escovação da gengiva, limpeza e higiene.

A “hora do mamaço” foi o ponto principal da tarde, onde mães puderam amamentar seus filhos em um gesto simples e importante para a conscientização de todos na Semana Mundial da Amamentação. Para a dona de casa, Maiara Rodrigues, moradora do Palmital e que esteve presente no Dia D em Barra de São João, esse momento é mágico e importante.

– Nós precisamos desse apoio, principalmente para as mães jovens. Aqui aprendemos várias dicas e orientações que muitas dessas mães não sabem. Tive essa orientação com minha primeira filha e foi muito bom para nós.

São muitas as vantagens do aleitamento materno e diante dessa importância, a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu, Tamires Rosa de Souza Leite, diz que a Semana Mundial
do Aleitamento Materno vem para orientar e mostrar o valor desse simples gesto que é amamentar.

– Hoje estamos aqui no segundo Dia D, onde falamos um pouco dos cuidados com a mama, antes, durante e depois da amamentação, das posições corretas que devem estar os bebês na hora que estão sendo amamentados. Falamos da higiene bucal que as mães
devem ter com seus bebês, tirando diversas dúvidas também sobre alimentação. É muito importante incentivar o aleitamento materno exclusivo, porque ele previne doenças consecutivas no bebê, previne doenças na mãe, e elimina a obesidade infantil. Sempredizemos que o aleitamento materno é considerado a primeira vacina do bebê, o imunizando de gripes, viroses, diarreias e alergias.

Comentários