Córrego que corta o distrito de Rio Dourado passa por limpeza e remoção de entulhos

0
267

Desde o início da última semana, o córrego que corta todo o distrito de Rio Dourado, assim como a linha de trem, vêm passando por uma limpeza e remoção de entulhos. O trabalho está sendo realizado em caráter provisório para evitar transtornos em períodos chuvosos. A manutenção é feita através de uma roçadeira elétrica, além do serviço braçal de funcionários da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos no distrito.

Segundo Tiago Magalhães, administrador de Rio Dourado, Boa Esperança, Vila Verde I, II e III, a ação começou no último dia 20 de julho e já está dando resultado.

– Onde não dá para passar a máquina, estamos utilizando a roçadeira elétrica. Durante a ação, vamos juntando o lixo e, nesse caso, o trabalho é braçal mesmo. É uma ação provisória para deixar o leito do córrego limpo e sem entulhos. Para isso, contamos com o apoio da população, buscando realizar um trabalho de conscientização para que não se jogue lixo no córrego ou qualquer outro objeto que possa dificultar a passagem da água.

A coleta de lixo no distrito acontece diariamente na rua principal. Nos bairros, o caminhão passa às terças, quintas e sábados. Em apenas quatro dias de operação, foram retirados do córrego mais de 40 sacos de lixo de 100 litros cada.

De acordo com o secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos de Casimiro de Abreu Alfredo Matheus, o percurso estava há muito tempo sem manutenção e o serviço, mesmo provisório, mostrou-se necessário.

– Estamos realizando uma supressão vegetal, sem rebaixamento de leito e sem o aumento da caixa da cessão de vazão. O córrego irá continuar do mesmo tamanho e com a mesma profundidade. Essa supressão vegetal irá melhorar o fluxo da água que, se por acaso houver algum aumento de chuva ou a água subir muito, terá para onde escoar, sem inundar as ruas e casas próximas.

Para a aposentada, Maria Izabel Duarte, moradora próxima ao córrego, no centro de Rio Dourado, a limpeza é importante para tranquilizar também a população.

– Além de ficar mais bonito, a limpeza é importante para que o leito do córrego tenha vazão da água em caso de chuva. Também é importante para evitar o aparecimento de mosquitos e de doenças. Está sendo muito bom esse trabalho.

Já para a dona de casa Letícia de Souza, o trabalho de conscientização que está sendo realizado é tão importante quanto a limpeza provisória.

– A limpeza é necessária, mas a conscientização é que irá fazer com que os moradores mantenham tudo isso, sem jogar lixo no córrego. Estão sendo retirados muito mato e galhos, mas também muitos objetos domésticos que não deveriam estar dentro do córrego. Parabéns pela iniciativa.

Comentários