Cerimônia marca fim de etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação, em Casimiro de Abreu

0
219
Vencedores receberam medalhas e subiram ao pódio neste domingo

Na tarde deste domingo (25), aconteceu a cerimônia de encerramento da II Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação, em Casimiro de Abreu. A premiação dos vencedores foi realizada na Praça Feliciano Sodré, no centro da cidade, mesmo local onde foi realizada a abertura, na última sexta-feira (23).

Cento e cinquenta atletas, entre os cerca de 600 participantes, receberam medalhas e outras premiações por terem conquistado boas colocações no campeonato. Na ocasião, estiveram presentes algumas autoridades e, entre elas, a subsecretária de Turismo e Eventos, Luciana Dames, que representou o prefeito Paulo Dames na cerimônia.

Na oportunidade, a subsecretária disse que esse é um evento inédito e de grande importância para o município, porque trouxe também muitos turistas para a cidade.

– A participação da Banda dos Fuzileiros Navais abrilhantou o evento e mostrou para nós o tamanho da importância que essa modalidade esportiva tem no país. É um esporte que envolve toda a família, entre crianças, jovens e adultos. Foi muito importante, também, a aula que alguns membros da federação deram para nossos alunos, marcando o início da parceira que o prefeito Paulo Dames fez com a Federação de Orientação do Rio de Janeiro, que irá ministrar aulas desse esporte na rede municipal de ensino, instruindo nossos professores. Eles receberão noções de matemática e geografia, como a utilização da bússola e dos mapas. É um esporte que, além de trabalhar a parte motora, trabalha a parte cognitiva e abrange todas as faixas etárias. Vale lembrar que, com a queda dos royalties, o turismo é a grande saída para o desenvolvimento dos municípios, assim como as modalidades esportivas – destacou Luciana.

Já o presidente da Federação de Orientação do Rio de Janeiro, Marcelo Malato, ressaltou a satisfação que os atletas tiveram em participar de um evento de alto nível sem nenhum problema ter acontecido.

– É muito bom chegar hoje no final desses três dias de provas e dizer que não houve nenhum problema com os competidores. Diante disso, cumprimos muito bem nossa missão nessa etapa. Muitas pessoas vieram e elogiaram o trabalho, que mesmo sendo árduo, vale à pena. Eu sempre digo que a Orientação é carente de apoio e por isso temos que valorizar muito o que nós tivemos. Faço aqui um agradecimento ao prefeito de Casimiro de Abreu, Paulo Dames, que incansavelmente nos ajudou. Foi um sucesso e uma das melhores já organizadas nos últimos tempos – ressaltou Malato.

Para encerrar, o presidente da Confederação Brasileira de Orientação, Luiz Sérgio Mendes, destacou o trabalho e dedicação que todos tiveram para a realização do campeonato.

– Agradeço ao Malato e sua equipe pela organização do evento, toda feita dentro dos padrões. Agradeço ao prefeito Paulo Dames e pelo carinho que recebemos aqui em Casimiro de Abreu. Sempre digo que todos nós somos vencedores por estarmos aqui e cumprirmos nossas etapas. Nos encontraremos agora na Praia da Pipa, em Natal-RN, para a realização da terceira etapa – lembrou Mendes.

Confira abaixo a lista dos principais vencedores da II Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação.

Feminino:

1ª colocada – Edineia Roniak dos Santos, da Equipe Coga;

2ª colocada – Franciely de Siqueira, da Equipe COSM;

3ª colocada – Maisa Franco Szczypior, da Equipe COC.
Masculino:

1º colocado – Claudinei Nitsch, da Equipe Casusa;

2º colocado – Marciano Claudir da Silva; da Equipe Casusa;

3º colocado – Cleber Baratto Vidal, da Equipe COSM;

4º colocado – Douglas da Silva Schmitz, da Equipe Copa;

5º colocado – Gelson Andrey Zago Togni, da Equipe Coga.

Comentários