Cerimônia de abertura dá início à etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação, em Casimiro

0
325

Na tarde desta sexta-feira (23), foi realizada a cerimônia de abertura da II Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação, na Praça Feliciano Sodré, em Casimiro de Abreu. Cerca de 600 atletas compareceram à solenidade, que contou também com a presença do prefeito Paulo Dames e do presidente da Federação de Orientação do Rio de Janeiro, Marcelo Malato.

O QUE É “ORIENTAÇÃO”?

O esporte, que teve sua origem na Suécia por volta de 1918,  consiste em um rally a pé, no qual o competidor, equipado com uma bússola e um mapa topográfico, precisa chegar ao ponto final no menor tempo possível. Ao longo do percurso, o atleta tem que passar por determinados locais, chamados postos de controle, indicando que está percorrendo o caminho correto.

– Agradeço todo o apoio dado pela prefeitura e pela população de Casimiro de Abreu aos atletas. O esporte de orientação envolve não só os competidores, mas suas respectivas famílias também – afirmou Marcelo Malato.

O número alto de competidores chamou a atenção do prefeito Paulo Dames, que mostrou-se feliz com a grande adesão ao evento.
– Estamos muito felizes em ver nossa cidade cheia de atletas. Ficamos todos muito encantados com o esporte de orientação e queremos implementar a modalidade nas escolas municipais. Os instrutores da federação irão auxiliar nossos professores para que possam ensinar a atividade em sala de aula.

A competição vai até domingo, dia da cerimônia de encerramento e da premiação, que também será realizada na Praça Feliciano Sodré.

Comentários